.jpg)
li esta noticia no jornal e tive de partilha-la convosco , já que na televisão nada têm mostrado .
-----------------------------
nas termas de abano , na Itália ,um emigrante nórdico que se assume como ateu sentiu-se ofendido por haver um crucifixo na escola . queixou-se ao tribunal europeu dos direitos humanos , de Estrasburgo que exigiu a retirada do mesmo .
o povo , na sua maioria católico , revoltou-se e passou a fazer manifestações a favor da manutenção dos crucifixos em locais públicos . este incidente que está a gerar uma onda de indignação por toda a Itália , pode bem ter sido o começo do ponto de viragem na Europa em relação á passividade com que se tem aceitado , sem protesto as agressões aos símbolos culturais e religiosos fundadores da sua civilização .
a referida sentença do tribunal europeu para os direitos humanos provocou uma onda de indignação em todo o país . a igreja e o estado , unidos sentiram-no como um ataque frontal aos costumes cristãos . E o resultado não se fez esperar : desencadeou-se uma nova colocação de crucifixos em todo o país , precisamente o contrário do que os juízes de Estrasburgo queriam .
num debate televisivo sobre o assunto , o ministro da defesa de Itália disse peremptoriamente
´´todos os crucifixos se manterão dependurados nos lugares onde estão e eles que se danem , mais essas instituições internacionais fictícias´´.
O exército ameaçou mesmo abater a tiro todos os que não cumprirem as ordens do ministro da defesa . E os presidentes das câmaras viram nisto uma oportunidade para poderem fazer frente «aos diabos da U E ».
segundo fontes informadas , está-se a restaurar em vários municípios a tradição de haver crucifixos nas salas de aulas e noutros serviços públicos .
Em San remo no noroeste da Itália , o presidente da câmara encomendou uma cruz de dois metros de altura para a câmara municipal e ordenou a todos os directores de estabelecimentos de ensino para colocarem um crucifixo nas salas de aula .
Na cidade de arsízio próximo de Milão , a administração municipal colocou a bandeira da UE
a meia haste nos edifícios públicos . a fachada do teatro bellini de Catânia , na Sicília ostenta uma grande cruz totalmente nova . E há cada vez mais comunidades italianas a encomendar crucifixos para as suas escolas . Por exemplo , em Sassulo , na província de Modena , a cidade encomendou 50 cruzes novas para serem penduradas nas salas de aula que ainda não têm .
Nas termas de Montegrotto , a comunidade de 10 mil habitantes anuncia em letreiros luminosos : noi no lo togliamo [não o vamos tirar] .
E o presidente da câmara da cidade de Treviso foi peremptório : «parece que estamos no reino da loucura , é uma decisão que requer vingança . O tribunal devia processar-se a si próprio , devido ao crime que cometeu».
O presidente da câmara de Assis adiantou que , além dos crucifixos nas salas de aula , também se deviam colocar presépios [foi em Assis que , pela primeira vez são Francisco de Assis construiu o presépio como forma de recordar o nascimento de jesus].
O presidente da câmara de Trieste declarou que os crucifixos iriam continuar nas salas de aulas .
O presidente da câmara de comércio de Roma pediu aos comerciantes que pendurassem crucifixos em locais bem visíveis .
O presidente da câmara das termas de Galzignano ordenou a colocação imediata de crucifixos nos edifícios públicos : não apenas nas escolas , mas também na câmara municipal e nos museus .
E a policia vai verificar regularmente se a ordem está a ser cumprida sob a pena de aplicar uma coima de 500€ a quem retirar um crucifixo da parede de qualquer edifício público .
na cidade de Nápoles , pode ler-se o seguinte grafiti nas paredes de muitos edifícios : «se arrancares a cruz , arranco-te a mão» .
isto significa o fim da passividade revoltada .
E e UMA GRANDE LIÇÃO DE CORAGEM E DE RESPEITO PELA DEFESA DOS SÍMBOLOS DA SUA IDENTIDADE RELIGIOSA PARA OS RESTANTES PAÍSES CRISTÃOS DA EUROPA .
-----------------------
até dava gosto viver num país com estes valores , se puderem espalhem a noticia nos vossos blogs , já que na televisão não se vê , nem ouve nada , porque será ?
abraço ...