nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

quarta-feira, 30 de junho de 2010

o valor do sinal da cruz ... [2-º parte ]

ao levantar e ao deitar , recomendo o sinal da cruz completo , isto é , o persignar e o benzer .
nos outros actos do dia , o mais breve , isto é , formando a cruz sobre nós : «em nome do pai , do filho e do espírito santo« , ou sobre as coisas que queremos santificar para atrair sobre elas a bênção divina .
ouçamos o que nos diz um historiador antigo , « os nossos padres , os antigos monges , praticavam muitas vezes e mui religiosamente o sinal da cruz .
principalmente ao deitar e ao levantar , antes do trabalho , ao sair do mosteiro e ao entrar , sobre o pão , e sobre cada iguaria quando se sentavam á mesa .
até há bem pouco , nas aldeias e até cidades em Portugal , quando se amassava o pão , era costume traçar sobre a massa a levedar , o sinal da cruz , dizendo : Deus te acrescente .
as nossas avós e mães , faziam o sinal da cruz sobre as fraldinhas dos bebés e sobre os lençóis dos berços . não nos sentemos á mesa sem fazer o sinal da cruz sobre os alimentos . por fidelidade a este costume foi s. bento livre da morte por envenenamento . alguns inimigos seus quiseram envenená-lo . o santo fez o sinal da cruz sobre o copo que continha a bebida mortífera e logo este se partiu , derramando-se tudo , para confusão dos que queriam perdê-lo .
vejamos o que diz s. Basílio : « a cruz encontra-se em toda a parte , entre os príncipes e entre os súbitos ,, entre os escravos e as pessoas livres , e todos com ela marcam a fronte que é a parte mais elevada do seu corpo . nunca deveis transpor o limiar das nossas casas sem dizer : renuncio a satanás e ligo-me a jesus Cristo e sem acompanhar estas palavras do sinal da cruz » .
e S. Gaudêncio escreve assim :« devemos fazer o sinal da cruz sobre o peito e sobre todos os nossos membros para que estejam protegidos por esta armadura invencível dos cristãos ».
na hora da morte , santa Paula , mal se ouvia balbuciar o nome de jesus , devido á fraqueza , mas tinha sobre os lábios o dedo polegar e sendo fiel ao costume , imprimia nelas o sinal da cruz , até que expirou docemente no senhor ..

[livro o valor do sinal da cruz ] , espetacúlar esperem por mais deste maravilhoso livro .

domingo, 27 de junho de 2010

o valor do sinal da cruz ... [1-º parte ]

acabei de ler um livro pequenino de tamanho mas grande em conteúdo ,
e não sei por que mas este livro transmite-nos um certo poder , uma segurança , um sentimento muito bom ..
é um livro que nos explica o poder do sinal da cruz ,vou vos deixar um pouco do seu texto :

« não pretendo , ao tentar levar os cristãos a que usem com frequençia o sinal da cruz , como fonte de bênçãos divinas de toda a ordem , vir ensinar algo de novo , mas somente dizer-lhes que , façam o que fizeram os seus antepassados e que façam bem o que já fazem .
o sinal da cruz é uma oração que obtém de Deus os seus benefícios e é um exorcismo que põe em debanda o demónio .
não pode por isso fazer-se desajeitadamente e de qualquer modo .
conta-se que S. Francisco viu um dia o demónio permanecer por algum tempo junto da pia de água benta em determinada igreja .
confuso intimou o diabo para que lhe dissesse porque motivo ali permanecia .
-porque são gatafunhos o que toda esta gente que aqui tem entrado faz , ao fazer o sinal da cruz , respondeu-lhe escarnindo o demónio .
o santo traçou então com respeito e devoção o sinal da cruz e logo Satanás fugiu espavorido .
observemos o que se passa nas nossas igrejas e vejamos o modo como nelas entra a maioria dos cristãos , como cumprimentam o seu Deus e como lhe começam a orar .
muitos entram desatentamente , olhando para todos os lados e nem sequer fazem o sinal da cruz,
outros fazem-no mas sem reverência nem amor , á pressa , mais parecendo ao fazê-lo quererem sacudir as moscas , do que armar-se com este sinal sagrado contra as tentações do demónio para poderem orar bem .
poucos relativamente , o fazem como devem fazer ..
o sinal da cruz faz-se de dois modos : um mais completo , e outro mais breve .
ao mais completo chama-se persignar-se , e ao mais curto benzer .
para o primeiro modo , fazem-se com o dedo polegar três pequenas cruzes : uma na testa para que Deus nos livre dos maus pensamentos , outra na boca para que nos livre das más palavras , e outra no peito para que nos livre das más obras que têm origem no coração , isto é no nosso íntimo . O sinal da cruz mais breve , isto é , o benzermo-nos , faz-se levando a mão á fronte dizendo em nome do pai , prolongando-se o sinal até ao centro do peito dizendo em nome do filho , e depois o outro sinal do ombro esquerdo para o ombro direito dizendo em nome do espírito santo .ámen ..portanto persignamo-nos dizendo :pelo sinal da santa cruz +livre-nos Deus nosso senhor + dos nossos inimigos +e terminamos benzendo-nos +em nome do pai + do filho + e do espírito santo.ámen .
esta palavra ámen com que se terminam as orações é uma palavra hebraica que quer dizer : assim é . É verdadeiro o que disseste , deves confiar , acredita ....
[livro - o valor do sinal da cruz ] ..
vou vos deixar durante a semana , mais textos deste livro , derivado a sua enorme importância espero que gostem ..

terça-feira, 15 de junho de 2010

a importancia da catequese ..

na ultima reunião do concelho pastoral falamos sobre a importância da catequese , e o nosso pároco , falava da sua tristeza porque uma grande parte das crianças abandona a catequese no fim da 1-º comunhão ..
falava-mos de como isso pode afectar a nossa igreja , já que a catequese é a nossa base como cristãos ..
ficamos por momentos a falar sobre qual seria a causa deste abandono , e por breves momentos focamo-nos nas catequistas e no seu [em alguns casos ] pouco empenho em animar as crianças para continuar a catequese , e de certa forma eu até fui muito dura , e disse que muitas catequistas têm que dar animo , incentivar , e fazer da catequese um tempo alegre , que dê vontade de saber mais e mais e voltar todos os anos , e não aquela tristeza que os jovens dizem que é uma seca ...
não me arrependo do que disse , pois eu sei que um dos motivos é esse , mas acho que fui um pouco dura , pois a base da catequese verdadeiramente é em casa , são os pais que devem dar o exemplo , pois se muitos pais não levam os filhos a missa , não os ensinam a rezar , não lhes incutem os mínimos valores cristãos , como é que podemos pedir as crianças para continuar a catequese ?
se não é esse o exemplo que têm em casa ?
como animar a catequese e fazer da catequese uma hora especial se muitos pais nem respeitam o horário da catequese e já tão a bater á porta ainda sem acabar , para ir buscar os seus filhos para não se atrasarem para o jantar ....
desculpem a franqueza , mas parece que muitos pais querem que os seus filhos vão para a catequese , não pelos valores cristãos fundamentais que ela transmite e pelo significado importantíssimo que é a 1-º comunhão , mas sim pela festa que querem fazer ..
desculpem a dureza das palavras , mas é para esta realidade que alguns pais têm que acordar ..
é importante e fundamental termos bons catequistas , que dinamizem e animem a catequese , mas mais fundamental e importante , é termos pais conscientes da sua obrigação e empenhados em fazer a continuação da catequese em sua casa ..
pois que moral têm um pai ou uma mãe em mandar um filho para a catequese , se não o leva a missa nem o ensina a rezar ?
estamos como o ditado que diz olha para o que eu digo , mas não olhes para o que eu faço ?
a catequese têm que começar em casa , se não nada feito , não iremos obter resultados ...
por graça de Deus , aqui o nosso pároco para os pais que estão á espera que os meninos saiam , têm dado umas aulas de catequese , explicando as coisas básicas , como certos rituais da nossa igreja , e os pais têm gostado muito pois não faziam ideia do significado de muitos ..
é só assim com catequese para pais e filhos é que poderemos realmente levar a catequese no seu melhor ....
um bem aja a todos os bons catequistas , que dão todos os dias o seu melhor ....

sábado, 5 de junho de 2010

final do mês de maria ..

pois é meus amigos queridos , chegou ao fim , este foi sem duvida um mês cheio ..
cheio de fé , cheio de amor , cheio de oração , cheio de reflexão , enfim um mês que me encheu o coração ..
como vos disse já rezo o terço há uns aninhos nesta igreja , e nunca a vi assim com tanta gente , fiquei bastante emocionada e agradecida a Deus por invés de como muita gente diz ,a fé estar a diminuir isto mostrou-me que ela tá a crescer e que as pessoas procuram a Deus , tem necessidade de demonstrar a sua fé , tenhem um carinho especial pela nossa mãe do céu ,
e encontram um grande alivio e uma grande força na oração ..
fiquei muito enternecida ao ver o carinho dedicado há nossa mãe do céu , que foi demonstrado e sentido muito intensamente ...
foi também um mês de vitória , já que tive um problema nas cordas vocais logo no inicio do mês ,e o médico disse logo que tinha que evitar ao máximo falar , e quando o fize-se tinha que ser muito baixo e devagar , e cantar nem pensar , durante três semanas , [quase todo o mês ] , e agora perguntava-me eu ?
como vai ser para rezar o terço ? mais de meia hora a falar e num tom alto , com cânticos no inicio e no fim , como vai ser ?
a contar que a resposta ia ser não , perguntei ao médico , «sr. dr. eu rezo o terço todos os dias na minha igreja , será que posso continuar a fazer » , ele muito inocentemente pergunta «e não pode faze-lo em silêncio ?» respondo eu «não sr. dr. pois sou eu que o ministro ». e depois de eu prometer que ia rezar muito baixinho com a boca quase colada ao microfone ele lá me deu autorização com uma frase engraçada ,
« bem como eu não quero que vás para o inferno , vai lá » .
e assim foi , o meu pai rezou os mistérios e a ladainha , e eu só o terço , dava entrada nas musicas e depois os outros cantavam e eu calava-me , e foi assim , nos últimos dias já estava bem graças a Deus e a nossa senhora , e tudo correu muito bem ..
foi talvez o mês que mais sentimento eu [senti ] no terço , mais calor humano , não sei explicar , foi diferente , foi especial , e agradeço a Deus e há nossa mãe do céu por me ter dado esta oportunidade única , mil vezes obrigada ..
e a todos vós que connosco rezaram e se uniram a nós espiritualmente muito obrigado , e podem crer que não foram esquecidos , pois todas as intenções aqui pedidas foram lá repetidas , e tenho a certeza que a todas a nossa mãe ouviu e atendeu ..
e todos vós tiveram nas minhas intenções pois quando eu peço por todos os meu amigos tenho a todos em minha lembrança ..
bem ajam a todos , um grande beijinho e bom fim de semana ...