nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

conversa entre amigas ....

eu sempre fui uma pessoa muito frontal ,
daquelas que dizem na cara o que têm a dizer ,
como se costuma dizer
nunca foi de levar [desaforos] para casa , não , infelizmente sou daquelas que têm a resposta na ponta da língua , eh eh , ...
mas nunca magoando , ou sendo cruel , isso não , eu prezo muito a educação e os valores que os meus pais me transmitiram e ainda transmitem e nunca me sentiria bem comigo própria sabendo que magoei alguém com as minhas palavras mesmo que essa pessoa merecesse ouvir .
e quando ás vezes me sai alguma palavra mais agressiva , fico a pensar : ´´ não devias ter dito isso , se calhar magoaste aquela pessoa , se calhar ela sentiu-se ofendida ´´ , e fico a remoer isso até ter oportunidade de por tudo [em pratos limpos] eh eh , como se costuma dizer ..
digo o que tenho a dizer mas de uma maneira que não magoe os sentimentos dos outros , sou sincera sem ser cruel ..

o mal de muita gente é confundir sinceridade com falta de educação .
á muita gente que não sabe o que é ser sincera e não sabem que á uma diferença muito grande em ser sincera e ser mal educada , ser sincera não é dizer todas as barbaridades que nos vêm a cabeça , mas sim aquilo que nos sai do coração .
quando dizemos as coisas para bem daquela pessoa , devemos dizer de uma maneira que essa pessoa possa entender e aceitar , melhorar e até crescer como ser humano , porque se for só para nos sentirmos melhor com nós mesmos porque despejamos aquilo que queríamos dizer , então é melhor engolir em seco e fechar a boca ..
porque para a pessoa que vai despejar tudo que têm entalado , vai ser bom vai se sentir aliviada por descarregar esse peso [nem sempre] , mas para a outra pessoa vai ser horrível de ouvir , vai despedaçar o seu coração vai magoar os seus sentimentos ,,, e não vale a pena magoar os outros para nós nos sentirmos mais leves ....
--------------
tudo isto porque numa conversa de amigas uma amiga minha , disse algo a outra amiga que não devia ter dito , e no fim disse que tinha dito aquilo , porque era muito sincera ...... enfim ...

23 comentários:

  1. Boa noite minha querida.
    Vim te agradecer a visita e aproveito para apreciar essa beleza de blog.
    Amei a sua postagem,bem objetiva.
    Essa confusão ente sinceridade e falta de educação é plena amiga,nem todos entenderiam isso.Quem dera as pessoas soubessem distinguir essa diferença,com certeza ñ haveriam tantos corações partidos.
    Estou seguindo.
    Um beijo grande.

    ResponderEliminar
  2. Amiga Teresinha,
    Concordo com o que diz no seu texto.
    Na minha vida tenho-me pautado por ser uma pessoa verdadeira. A qualidade que mais admiro nas pessoas em geral é a lealdade. Por vezes nem sei como a maneira ou as palavras que digo parece magoarem as pessoas e eu até nem entendo o porquê. Até na Net já notei isso em relação a duas pessoas.
    O que escrevo não é para atingir ninguém, mas por vezes sou mal interpretada o que me deixa triste.Nestes casos gostava que me dissessem para eu corrigir o que está mal.
    Sobre má-educação isso já é outra coisa e não faz parte da minha maneira de ser.
    Olhe Teresinha, acabei por desabafar aqui um bocadinho e obrigada pela sua paciência.
    Que Deus nos ajude a todos a encontrarmos os verdadeiros caminhos da fraternidade e compreensão.
    Desejo-lhe um óptimo Domingo.
    Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  3. olá pérola , seja bem vinda ao meu cantinho ..
    como era bom se toda a gente entendesse essa diferença , mas aos pouquinhos chega-mos lá ..

    beijinhos e obrigada pela visita , volta sempre que quiseres que és muito bem vinda ..

    ResponderEliminar
  4. olá ailime amiga querida ..
    sabe em todos os seus textos nota-se que que a minha amiga é uma pessoa muita querida , calma , verdadeira ,e sem maldade , e nunca me senti ofendida com nada que escreves-te , antes pelo contrário em todos os textos a tua humildade toca-me sempre de uma maneira muito especial ..
    mas ás vezes á palavras que nos saiem sem querer magoar ninguem só que são mal entrepertadas pela outra pessoa , que se calhar tá magoada com outras coisas e como já esta tão magoada com os outros vê nas palavras de toda a gente uma ofensa , [não sei se me estou a fazer entender ] ..
    e que bom que foi ouvir o teu desabafo amiga , está a vontade para desabafar sempre que quiseres ...

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  5. Oh, Maravilhosa Amiga:
    Tudo o que sai de si: ENCANTA!
    "...á muita gente que não sabe o que é ser sincera e não sabem que á uma diferença muito grande em ser sincera e ser mal educada , ser sincera não é dizer todas as barbaridades que nos vêm a cabeça , mas sim aquilo que nos sai do coração .
    quando dizemos as coisas para bem daquela pessoa , devemos dizer de uma maneira que essa pessoa possa entender e aceitar , melhorar e até crescer como ser humano , porque se for só para nos sentirmos melhor com nós mesmos porque despejamos aquilo que queríamos dizer , então é melhor engolir em seco e fechar a boca ..."

    Uma fantástica lição de vida que já sumariei no caderno da vida.
    Excelente, doce amiga.
    Aprendemos sempre.
    Beijinhos de imenso respeito.
    MUITO OBRIGADO por pertencer à lista preciosa dos seus amigos.
    Sempre a admirá-la e cada vez mais.
    Maravilhado...

    pena

    Excelente, amiga.
    Bem-Haja, pela pessoa terna e fantástica que é.

    ResponderEliminar
  6. Desabafando, lá nos vais trazendo assunto para pensar e situações com as quais nos identificamos. Nisto, um amigo de verdade que nos acompanhe e seja capaz de nos apontar defeitos, é muito bom, embora nos custe aceitar os nossos erros e ter-se a humildade é essencial. Já me aconteceram as duas situações: interpretar mal e ser mal interpretada. Depois, o esclarecer é que é difícil dependendo da pessoa com quem temos que o fazer, pois há quem não dê o braço a torcer mas mesmo assim vale sempre a pena tentar e perdoar. Ter paciência, ouvir compreender e nunca desistir de uma amizade por coisas de somenos importancia. E o tempo ajuda muito também.

    (ou aquele nosso amigo de balde e esfregona, né?) :p eheh

    (Umpf.. as coisas que me pões a dizer..eheh)

    Resumindo: olha Teresinha, não vale a pena discutirmos os gatos (:

    Bjs!
    Malu

    ResponderEliminar
  7. olá amigo pena , que bom que é ter um amigo assim tão presente , com o dom de nos fazer sentir que somos especias ...
    obrigada ..

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  8. olá minha querida maluzinha , é verdade ás vezes á pessoas que não dão o braço a torcer , e se calhar até nem têm razão para não o dar , mas como tu dizes amiga , não vale a pena desistir de uma amizade por coisas de menor importançia , e se for uma amizade verdadeira nunca se vai abaixo por um simples mal entendido , nem que seja preciso tal como tu dizes de tempo para ajudar a curar as feridas .
    pois é minha amiga não vale mesmo a pena descutir por causa dos gatos , mas é tão divertido , né , e tu sabes que os meus são sempre mais bonitos , tirando os da dulçe que são raros , com esses não dá para competir , eh eh eh ....

    jinhos minha querida ..

    ResponderEliminar
  9. Teresinha
    Os relacionamentos entre os seres humanos são muito complicados e é sempre dificil colocar-se no seu lugar, imagino o que não é colocar-se no lugar do outro.
    Gostei muito desta reflexão.
    Beijinhos Teresinha
    da amiga Utilia

    ResponderEliminar
  10. Teresa,

    é verdade... a sinceriddade deve sair de dentro do nosso coração pelo amor ao próximo e nunca pelo desejo obscuro de magoá-lo!

    beijinhos,

    GISELE

    ResponderEliminar
  11. olá utilia , ainda bem que gostaste desta reflexão , porque eu também gostei muito de reflectir contigo , e só reflectindo todos juntos é que avançamos , não é !

    jinhos amiga ..

    ResponderEliminar
  12. nem mais amiga gisele , ..
    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  13. Devemos ter muito cuidado com a palavra pois ela é uma faca de dois gumes, sem duvida que a sinceridade deve de estar sempre presente mas muitas vezes fere muito, por isso há que ter sensibilidade para entregar essa sinceridade
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá minha amiga, depois dum fim-de-semana `procura da neve que não caiu na Serra-Nevada, que bom é sem procurar, encontrar aqui um ponto de reflexão (bem ao teu jeito) que me fez sorrir ao mesmo tempo que reflicto.

    Sabes, neste ponto de dizer tudo, sou um pouco mole...não sou tão frontal como tu:) a menos que a situação a isso obrigue. tenho como lema que a sinceridade não nos dá o direito de tudo dizer, às vezes o silêncio dá tanto ou mais resultado...secalhar esta é uma defesa minha para não ter ke dizer algumas coisas.eheh. mas não sei ser de outra forma:(

    Deixaste-me a pensar...bjinhos do coração, minha querida amiga

    ResponderEliminar
  15. Pegando no título: conversa entre amigas... aqui só entre nós, que ninguém mais nos está a ler...
    mesmo em amizade também há mal entendidos, sabes que a linguagem pode ter várias conotações, sem querer se dizem coisas que podem ser interpretadas de muitas maneiras, tanto podem ser ditas como entendidas para além do seu sentido literal.
    Eu gosto de brincar com as palavras (sobretudo quando escrevo), mas procuro que a minha vida seja como um livro aberto, em que a sinceridade e a educação estejam sempre presentes, mas entendo que há coisas que, mesmo verdadeiras, nem sempre se devem dizer, ainda que sob a capa da sinceridade, quando está em causa o preservar alguém de sofrer. No entanto, há ocasiões em que certas verdades devem ser ditas... bem, já estou aqui a meter os pés pelas mãos... e não sou perfeita e... portanto também cometo erros e por vezes também sou um bocadito desbocada, é o que é.

    Beijinhos, Teresinha, gostei desta conversa de amigas :)

    ResponderEliminar
  16. olá multiolhares ...
    pois é , até para ser sincera é preciso ter sensibilidade ...

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  17. olá dulçinha minha querida amiga , então a neve não apareceu , eh eh eh ..
    pois é amiga , ás vezes é necessario ser frontal , mas com cuidado nas palavras , e outras vezes o silênçio diz mais que qualquer palavra , tudo tem o seu tempo e a sua altura ,
    o importante é quando ouver necessidade de ser frontal , tenhamos cuidado com as palavras ..
    ainda bem que te divertis-te enquanto meditas-te comigo amiga eh eh , que seja sempre assim ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  18. olá fazinha aqui para nós que ninguem nos ouve
    amiga , também eu gostei muita desta nossa conversa entre amigas , eh eh ..
    a verdade amiga é que por muito que nos esforcemos vai sempre haver mal entendidos entre amigos , porque tal como tu dizes á sempre palavras mal enterpretadas , e falta de educação desfarsada de sinceridade , o importante é termos bom senso na hora de abrir a boca , e lembrarmo-nos que á palavras que ferem mais que uma bofetada ...

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  19. Eu voltei rs.
    Obrigado pela visita.
    Beijos amada.

    ResponderEliminar
  20. Olá Teresa
    Não podia estar mais de acordo.
    Há dias falei exactamente isso ao meu grupo, quando o tema era a Verdade e lhes tentei mostrar que, se a verdade magoar, mais vale calar. E quantas vezes essa "pseudo-sinceridade" não vem encobrir a hipocrisia e a intriga?
    Obrigado pelas visitas. Tenho andado um bocado ocupada e sem tempo (às vezes nem pachorra) para "passear" pelos blogs que costumo e gosto de visitar.
    Um beijinho
    Idalina

    ResponderEliminar
  21. A sinceridade nem sempre é o melhor remédio.

    ResponderEliminar
  22. He He He.....realmente é um disse me disse que acaba tendo uma confusão....mas é melhor "lavarmos os pratos" que acumular a sujeira.

    Abração.

    ResponderEliminar
  23. Olá Teresa! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! A sinceridade é uma qualidade que precisa ser dosada com a educação. Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

    ResponderEliminar