nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

terça-feira, 15 de junho de 2010

a importancia da catequese ..

na ultima reunião do concelho pastoral falamos sobre a importância da catequese , e o nosso pároco , falava da sua tristeza porque uma grande parte das crianças abandona a catequese no fim da 1-º comunhão ..
falava-mos de como isso pode afectar a nossa igreja , já que a catequese é a nossa base como cristãos ..
ficamos por momentos a falar sobre qual seria a causa deste abandono , e por breves momentos focamo-nos nas catequistas e no seu [em alguns casos ] pouco empenho em animar as crianças para continuar a catequese , e de certa forma eu até fui muito dura , e disse que muitas catequistas têm que dar animo , incentivar , e fazer da catequese um tempo alegre , que dê vontade de saber mais e mais e voltar todos os anos , e não aquela tristeza que os jovens dizem que é uma seca ...
não me arrependo do que disse , pois eu sei que um dos motivos é esse , mas acho que fui um pouco dura , pois a base da catequese verdadeiramente é em casa , são os pais que devem dar o exemplo , pois se muitos pais não levam os filhos a missa , não os ensinam a rezar , não lhes incutem os mínimos valores cristãos , como é que podemos pedir as crianças para continuar a catequese ?
se não é esse o exemplo que têm em casa ?
como animar a catequese e fazer da catequese uma hora especial se muitos pais nem respeitam o horário da catequese e já tão a bater á porta ainda sem acabar , para ir buscar os seus filhos para não se atrasarem para o jantar ....
desculpem a franqueza , mas parece que muitos pais querem que os seus filhos vão para a catequese , não pelos valores cristãos fundamentais que ela transmite e pelo significado importantíssimo que é a 1-º comunhão , mas sim pela festa que querem fazer ..
desculpem a dureza das palavras , mas é para esta realidade que alguns pais têm que acordar ..
é importante e fundamental termos bons catequistas , que dinamizem e animem a catequese , mas mais fundamental e importante , é termos pais conscientes da sua obrigação e empenhados em fazer a continuação da catequese em sua casa ..
pois que moral têm um pai ou uma mãe em mandar um filho para a catequese , se não o leva a missa nem o ensina a rezar ?
estamos como o ditado que diz olha para o que eu digo , mas não olhes para o que eu faço ?
a catequese têm que começar em casa , se não nada feito , não iremos obter resultados ...
por graça de Deus , aqui o nosso pároco para os pais que estão á espera que os meninos saiam , têm dado umas aulas de catequese , explicando as coisas básicas , como certos rituais da nossa igreja , e os pais têm gostado muito pois não faziam ideia do significado de muitos ..
é só assim com catequese para pais e filhos é que poderemos realmente levar a catequese no seu melhor ....
um bem aja a todos os bons catequistas , que dão todos os dias o seu melhor ....

28 comentários:

  1. Minha querida, estou a ver que isto não acontece só na minha paróquia. Acho que é geral! Mas acho que não podemos implicar muito com os catequistas, que julgo que dão o melhor que podem e conseguem. A primeira catequese começa em casa, sim... mas ninguém pode dar o que não tem. O exemplo do teu pároco é de acarinhar, pois seria pelos pais que se devia começar a dar catequese para que estes a transmitissem aos filhos....

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  2. O segredo é o Amor!

    Teresita, a dureza das tuas palavras, embora que verdadeiras e sentidas só irá enfraquecer mais os catequistas!

    Importante é os pais fazerem caminho com os filhos, e a maior parte... não quer!

    Não será pela espada... mas com amor. Fazer valer e cumprir o horário da catequese, deverá ser um principio básico, como na escola!

    Se é importante ensinar aos "piquenos" a Doutrina, mais ainda é ensiná-los a amar JESUS!
    Só pode ensinar a amar, quem já ama!

    Força minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida que a catequese começa em casa, com os valores cristãos e humanos a serem transmitidos pelos pais, mas também é importante que os catequistas se empenhem em seguir as mudanças que acontecem na vida actual e procurarem captar os jovens e as crianças com actividades que os satisfaçam.
    Animarem as aulas de catequese com trabalhos feitos em computador, sair para o ar livre, conversar sobre os mais variados assuntos mostrando que todos conduzem a Deus, etc...
    Não sou catequista mas tenho filhos a frequentar a catequese que se aborrecem porque é sempre a mesma coisa, por isso acho que não sãp só os pais mas também os catequistas que têm de mudar a atitude em relação ao modo como transmitem a Doutrina da Igreja. Os jovens actualmente têm acesso a coisas que seriam impensáveis há uns anos e estão muito avançados em relação aos adultos, se estes não se actualizarem contínuamente...
    Isto não é uma crítica, é apenas a minha opinião, espero que não leve a mal.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. OLÁ AMIGA CANELA ..
    SABES EU NÃO ACHO QUE A MINHA DUREZA DE PALAVRAS VÁ INFRAQUECER MAIS OS CATEQUISTAS , ANTES PELO CONTRÁRIO , PARA ALGUNS É UMA SENTIDA CHAMADA DE ATENÇÃO , MAS PARA OUTROS É UM SOPRO DE FORÇA A CONTINUAR O SEU BOM TRABALHO , SABES AMIGA ÁS VEZES É NESSECARIO UM ABANÃO PARA AS PESSOAS ACORDAREM ..

    BEIJINHO GRANDE AMIGA ..

    ResponderEliminar
  5. OLÁ FAZINHA , POIS É AMIGA , DEVE SER MESMO GERAL , COMO A CRISE EH EH EH ....
    SEM DUVIDA AMIGA , QUE NINGUEM PODE DAR O QUE NÃO TEM , O IMPORTANTE É OS PAIS TEREM PARA PODEREM DAR ..

    BEIJINHOS GRANDES ..

    ResponderEliminar
  6. OLÁ FILIPA , CONCORDO PLENAMENTE COM TUDO QUE DISSE MINHA AMIGA , FOI ISSO QUE QUIS DIZER QUANDO DISSE QUE FUI DURA COM OS CATEQUISTAS , EXACTAMENTE PORQUE OS NOSSOS JOVENS ACHAM A CATEQUESE UMA SECA , É NESSECARIA UMA MUDANÇA TAMBÉM NOS CATEQUISTAS , CATIVAR OS JOVENS COM AQUILO QUE ELES GOSTAM , IR AO SEU ENCONTRO ..

    BEIJINHOS ...

    ResponderEliminar
  7. Teresinha
    Sabes que na última reunião que tivemos na nossa unidade pastoral, ouvi os mesmos protestos, as mesmas queixas... simplesmente nas faltas que apontas decidimos sentirmo-nos todos responsáveis e fazermos mais formação para as catequistas.Quanto a mim, penso que só se dá aquilo que se tem.
    E penso que todas as catequistas dão o amor, a boa vontade e o que sabem.
    Agora saberão os pais o que se ensina ou o que se pretende ensinar? Serão eles capazes de acompanhar os filhos?
    Eu nem sempre fui capaz, mas insisto sempre em fazer o meu melhor.
    Considero isso de extrema importancia.
    Quem conhece bem Jesus nunca vive só nunca está só
    Beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  8. Teresinha não me esqueci de nenhuma intenção no meu retiro, simplesmente fiquei meia transtornada ainda não consigo falar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. olá utilia , pois é amiga parece que é geral , nós aqui também decidimos responsabilizar-nos todos , e ajudar no que for preciso ..
    sabes amiga , eu acredito que alguns catequistas dêm o seu melhor , mas isso só não basta , temos que ir ão encontro dos nossos jovens , e animar a nossa catequese , quanto aos pais amiga é importante acompanhar os seus filhos , e fazer a continuação da catequese em casa , nem que seja nas pequenas cisas , como dizer para rezar as suas orações , irem á missa em familia etc etc , é nessas pequenas coisas que se começa a incutir o gosto e o querer saber mais de jesus ...

    beijinhos amiga ..

    ResponderEliminar
  10. O que eu quis dizer Teresita;

    Á custa de quê/de quanto esses catequistas dão algo de si, embora aos nossos olhos seja pouco?

    Na minha opinião, os pais não sabem como... porque também eles não tiveram o seu encontro com Jesus!

    Lendo-te percebemos que amas a JESUS! És uma felizarda! Acreditas que 80% de quem vai á Missa ao Domingo, cumpre apenas o seu "dever"?

    Os restantes 20%, são os felizardos! Que O amam e que a cada Domingo, fazem festa com ELE!

    Deixo-te uma frase dita por um Sacerdote meu amigo, aos catequistas da sua paróquia: "É necessário um novo pentecostes,até lá rezemos sem esmorecer!"

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  11. Joaquim
    "que transmite confiança,
    e faz viver a esperança,
    de saber que o tenho comigo"
    Basta-me apenas isto
    Abraço em Cristo
    "A Tua força me basta"

    ResponderEliminar
  12. Olá minha querida amiga.
    Sempre que se mexe ao fundo deste assunto saltam farpas que podem atingir aqui e além. No entanto,as criticas não tem que ser levadas como destrutivas e muitas vezes ajudam a melhorar pequenos pontos menos bons e que eventualmente não tinhamos reparado.

    Voltaste atrás no teu acutilante juízo porque te achaste muito dura, fizeste bem! Nunca devemos ter receio que aceitar um erro. Mas quem sabe não serviu para entre todos, pais e catequistas, trabalharem no sentido de levar os nossos meninos ao caminho de Jesus e enraizá-los para não mais o rejeitarem?
    A tua intervenção, denota preocupação e isso eu louvo.
    Beijinho minha amiga do coração

    ResponderEliminar
  13. Olá amiga. Então... Esse é um problema em todos os cantos. Pois realmente a catequese tem que se começar em casa. Em minha paróquia eu sempre digo..."Não mandem seus filhos para a missa, mas venham com eles"
    Acredito que além da catequese deve-se fazer um projeto à parte para após a 1ª comunhão vir a perseverança e após a Crisma, vir a se tornar um cristão com responsabilidades em sua igreja.

    Gostei muito do seu post.

    FiK com Deus.

    ResponderEliminar
  14. Amiga Teresa,

    Realmente é preciso nos deixar levar para um " novo Pentecoste", como bem colocou a Canela. Nos deixar ser tocado pela presença do Espírito Santo a cada dia, a cada momento...

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  15. amiga canela , eu percebi o que querias dizer , apenas me custa ver , tu entendes .
    gostei da frase , rezemos então com confiança ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  16. muito bonito amiga utilia , sigamos confiantes na sua força ..

    beijo ..

    ResponderEliminar
  17. olá dulçinha minha querida , como sempre acrescentaste aquilo que eu queria dizer e não disse ...
    é reconfortante sentir esta maneira que tu me entendes ..

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  18. olá amigo artur , completamente de acordo contigo...
    é urgente uma mudança ..

    beijo ..

    ResponderEliminar
  19. olá gisele , pois é amiga rezemos com confiança .

    beijo ..

    ResponderEliminar
  20. Ó minha amiga Teresinha!
    É assim mesmo. Ainda bem que tem coragem para dizer essas verdades!
    Se não houver uma continuação em casa torna-se difícil a caminhada...
    A minha Paróquia é muito grande, mas como aconteceu na sua sua também concordo que os pais devam ter formação por parte dos Srs. Párocos e penso que por vezes isso é uma grande lacuna.
    Com a ajuda de Nosso Senhor que todos em conjunto façam o melhor para que Jesus continue a ter muitos seguidores neste nosso Mundo tão necessitado de valores espirituais.
    O meu bem-haja pela sua determinação e fé e que Deus a proteja em todos os momentos da sua vida.
    Um grande beijinho.
    Com amizade.
    Ailime

    ResponderEliminar
  21. Acima de tudo, o exemplo deve vir sempre do Alto. Pais, Escola (professores) e, porque não, dos políticos.
    Todos devemos dar o exemplo.
    Mas, no presente, todos têm telhados de vidro fazem coisas que Jesus não gosta e são tantas...)
    Pais que abandonam os filhos...porque os seus interesses pessoais e sexuais são mais importantes/fortes do que o valor/AMOR de acompanhar uma família na sua essência...depois existem as famílias dos teus, dos meus e dos nossos...e são criados ao Deus dará... e os políticos porque fazem o que todos estamos a assistir.
    As crianças parecendo que estão nas suas brincadeiras...mas ao mesmo tempo, estão a aperceber-se de tudo à sua volta e bons exemplos é o que elas não têm de uma maneira geral.
    Também penso que se conseguia cativar muito mais as crianças e os jovens, se se fizessem "Orações", como as que se fazem em Taizé (Comunidade Ortodoxa, em França)... penso que conhece o que estou a dizer. Já lá estive e assisto, por vezes, aqui em Lisboa a essas Orações...mas são muito poucas as Igrejas que o fazem e nem sempre. Deveria ser, pois, uma constante...como o é a Santa Missa e garanto que todos íam à Igreja com mais assiduidade e sem dizerem que é uma "seca".
    Os Senhores Padres também deveriam ser mais comunicativos, todos eles, com os jovens e com os seus paroquianos.
    Neste momento, até na Igreja, é cada um por si e para si.
    Entristeço-me, porque apregoa-se muito o que Jesus quer de cada um de nós...mas, na prática, pouco ou nada se faz e só a alguns (poucos) se vê fazer o que ELE ordena.
    Tudo também começa com a festa do baptizado...é só uma festa que de continuidade nada tem...festejar-se a todo o momento das nossas vidas com o SENHOR JESUS...falar com ELE, questioná-lo em cada momento do dia-a-dia.
    É um ritual, uma prática, que vem de dentro de nós...
    Mas, é assim que penso e é assim que procuro fazer; temos a necessidade absoluta de preservar a FAMÍLIA e isto é abrangente à FAMÍLIA/IGREJA.
    Bjs. Um Santo Domingo
    Mer

    ResponderEliminar
  22. Meus filhos fizeram e foram até coroinhas por um tempo.
    Um beijo minha linnnnnnnda.

    ResponderEliminar
  23. olá minha querida amiga ailime , muito obrigada pelas suas palavras , rezemos então com confiança , e pedindo ão nosso pai do céu para guiar pais e filhos , para que a catequese possa dar frutos ..

    beijinhos grandes para si minha querida amiga , e deus a abençoe sempre , a si a a toda a sua familia ....

    ResponderEliminar
  24. Estimada, Fabulosa e Brilhante Amiga:
    "...é importante e fundamental termos bons catequistas , que dinamizem e animem a catequese , mas mais fundamental e importante , é termos pais conscientes da sua obrigação e empenhados em fazer a continuação da catequese em sua casa ..
    pois que moral têm um pai ou uma mãe em mandar um filho para a catequese , se não o leva a missa nem o ensina a rezar ?
    estamos como o ditado que diz olha para o que eu digo , mas não olhes para o que eu faço?..."

    Como consegue ser tão perfeita e extraordinária. Não! Fez muito bem em dizer exemplar e fabulosamente o que disse. Sim! muitos pais pensam que o fim da sua dedicação Cristã acaba na 1ªa Comunhão.
    Não pode ser, e também, concordo que o sentimento católico começa na família.
    Tive uma Educação Católica e segui todo os "passos" exigidos até ao fim. Hoje, não sou praticante, mas envolvo-me no encanto que é Deus, não, a Igreja.
    Parabéns perante um texto e atitude franca, sincera e exemplar em que deu o seu ponto de vista com seriedade, certeza e correctamente.
    "Potes" de beijinhos amigos de respeito e estima enormes perante tanta beleza.
    Sempre a admirá-la

    pena

    Bem-Haja, pela ternura de Ser Humano fantástico que é.
    Bem-Haja, doce amiga.

    ResponderEliminar
  25. Amiga Teresa..segue meu desabafo aos amigos que fiz:

    Meu blogger de orações que é tudo para mim, que está no primeiro lugar na busca no Google para "Pedido de Missa" foi indexado, indevidamente, com "pop ups"da indústria pornográfica, “Penthouse”, com nome “Big Church", tentando levar meus visitantes para lá. Peço que ignorem! Entrei com uma Ação Judicial e o Google diz que o culpado é o contador: "GEOVISITE"(abaixo no blogger), um parceiro comercial do Google, contudo.
    Como existe a Política zero pop up do Google, que descobri recentemente, esperar que o Google, dono do blogger, resolva este impasse.

    Tenho que me acostumar que são poucos os momentos de alegria nesta vida, mas o que me consola é a justiça divina.
    Beijos mil....
    Com isso, eles estão roubando de mim a minha alegria e com isso sou capaz de correr oceanos para descobrir o verdadeiro culpado.
    Beijjos, mari.

    ResponderEliminar
  26. mer , perola um beijinho para voces ....


    peninha amigo , obrigada pelas suas palavras e pela sua partilha que eu gostei muito de ler , um beijo do tamanho do mundo ...


    olá mari , que situação chata , um beijo grande para ti e boa sorte ..

    ResponderEliminar
  27. Um belo fdsemana sempre com ELE por companhia.
    Forte abraço
    Mer e família

    ResponderEliminar
  28. Amiga Teresinha,
    Venho deixar um grande beijinho com votos de uma boa semana.
    Com a minha amizade,
    Ailime

    ResponderEliminar