nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

quarta-feira, 30 de junho de 2010

o valor do sinal da cruz ... [2-º parte ]

ao levantar e ao deitar , recomendo o sinal da cruz completo , isto é , o persignar e o benzer .
nos outros actos do dia , o mais breve , isto é , formando a cruz sobre nós : «em nome do pai , do filho e do espírito santo« , ou sobre as coisas que queremos santificar para atrair sobre elas a bênção divina .
ouçamos o que nos diz um historiador antigo , « os nossos padres , os antigos monges , praticavam muitas vezes e mui religiosamente o sinal da cruz .
principalmente ao deitar e ao levantar , antes do trabalho , ao sair do mosteiro e ao entrar , sobre o pão , e sobre cada iguaria quando se sentavam á mesa .
até há bem pouco , nas aldeias e até cidades em Portugal , quando se amassava o pão , era costume traçar sobre a massa a levedar , o sinal da cruz , dizendo : Deus te acrescente .
as nossas avós e mães , faziam o sinal da cruz sobre as fraldinhas dos bebés e sobre os lençóis dos berços . não nos sentemos á mesa sem fazer o sinal da cruz sobre os alimentos . por fidelidade a este costume foi s. bento livre da morte por envenenamento . alguns inimigos seus quiseram envenená-lo . o santo fez o sinal da cruz sobre o copo que continha a bebida mortífera e logo este se partiu , derramando-se tudo , para confusão dos que queriam perdê-lo .
vejamos o que diz s. Basílio : « a cruz encontra-se em toda a parte , entre os príncipes e entre os súbitos ,, entre os escravos e as pessoas livres , e todos com ela marcam a fronte que é a parte mais elevada do seu corpo . nunca deveis transpor o limiar das nossas casas sem dizer : renuncio a satanás e ligo-me a jesus Cristo e sem acompanhar estas palavras do sinal da cruz » .
e S. Gaudêncio escreve assim :« devemos fazer o sinal da cruz sobre o peito e sobre todos os nossos membros para que estejam protegidos por esta armadura invencível dos cristãos ».
na hora da morte , santa Paula , mal se ouvia balbuciar o nome de jesus , devido á fraqueza , mas tinha sobre os lábios o dedo polegar e sendo fiel ao costume , imprimia nelas o sinal da cruz , até que expirou docemente no senhor ..

[livro o valor do sinal da cruz ] , espetacúlar esperem por mais deste maravilhoso livro .

6 comentários:

  1. Ola minha querida,

    Que bom que é ler-te! Ler e... aprender! Obrigada por todas as idas aos meus blogs que tao mal retribuo.

    Deixo-te um beijinho enorme de amizade,
    CA

    ResponderEliminar
  2. Teresinha
    Continuamos contigo
    é lindo
    Beijinhos e obrigada

    ResponderEliminar
  3. Estou a gostar de seguir estas tão gratificantes leituras. Bem hajas, amiga!

    beijos

    ResponderEliminar
  4. Amiga,

    muito bom... coincidentemente li um livro chamado "Armadura Espiritual para a família" de um padre aqui do Brasil e veja só... há as recomendações semelhantes. Incrível. O poder da cruz é tão poderoso que as sabedorias se interligam.

    Estou a ti acompanhar e gostando muito,

    beijinhos no coração

    Gisele

    ResponderEliminar
  5. Não estava a dar pela continuidade do esclarecimento sobre o tema.
    Uma beleza de ensino...vou seguir os conselhos, ainda mais do que já seguia.
    Obga. pela partilha.
    Abraço
    Mer

    ResponderEliminar