nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Itália sai em defesa dos simbolos religiosos ..


li esta noticia no jornal e tive de partilha-la convosco , já que na televisão nada têm mostrado .
-----------------------------
nas termas de abano , na Itália ,um emigrante nórdico que se assume como ateu sentiu-se ofendido por haver um crucifixo na escola . queixou-se ao tribunal europeu dos direitos humanos , de Estrasburgo que exigiu a retirada do mesmo .
o povo , na sua maioria católico , revoltou-se e passou a fazer manifestações a favor da manutenção dos crucifixos em locais públicos . este incidente que está a gerar uma onda de indignação por toda a Itália , pode bem ter sido o começo do ponto de viragem na Europa em relação á passividade com que se tem aceitado , sem protesto as agressões aos símbolos culturais e religiosos fundadores da sua civilização .
a referida sentença do tribunal europeu para os direitos humanos provocou uma onda de indignação em todo o país . a igreja e o estado , unidos sentiram-no como um ataque frontal aos costumes cristãos . E o resultado não se fez esperar : desencadeou-se uma nova colocação de crucifixos em todo o país , precisamente o contrário do que os juízes de Estrasburgo queriam .
num debate televisivo sobre o assunto , o ministro da defesa de Itália disse peremptoriamente
´´todos os crucifixos se manterão dependurados nos lugares onde estão e eles que se danem , mais essas instituições internacionais fictícias´´.
O exército ameaçou mesmo abater a tiro todos os que não cumprirem as ordens do ministro da defesa . E os presidentes das câmaras viram nisto uma oportunidade para poderem fazer frente «aos diabos da U E ».
segundo fontes informadas , está-se a restaurar em vários municípios a tradição de haver crucifixos nas salas de aulas e noutros serviços públicos .
Em San remo no noroeste da Itália , o presidente da câmara encomendou uma cruz de dois metros de altura para a câmara municipal e ordenou a todos os directores de estabelecimentos de ensino para colocarem um crucifixo nas salas de aula .
Na cidade de arsízio próximo de Milão , a administração municipal colocou a bandeira da UE
a meia haste nos edifícios públicos . a fachada do teatro bellini de Catânia , na Sicília ostenta uma grande cruz totalmente nova . E há cada vez mais comunidades italianas a encomendar crucifixos para as suas escolas . Por exemplo , em Sassulo , na província de Modena , a cidade encomendou 50 cruzes novas para serem penduradas nas salas de aula que ainda não têm .
Nas termas de Montegrotto , a comunidade de 10 mil habitantes anuncia em letreiros luminosos : noi no lo togliamo [não o vamos tirar] .
E o presidente da câmara da cidade de Treviso foi peremptório : «parece que estamos no reino da loucura , é uma decisão que requer vingança . O tribunal devia processar-se a si próprio , devido ao crime que cometeu».
O presidente da câmara de Assis adiantou que , além dos crucifixos nas salas de aula , também se deviam colocar presépios [foi em Assis que , pela primeira vez são Francisco de Assis construiu o presépio como forma de recordar o nascimento de jesus].
O presidente da câmara de Trieste declarou que os crucifixos iriam continuar nas salas de aulas .
O presidente da câmara de comércio de Roma pediu aos comerciantes que pendurassem crucifixos em locais bem visíveis .
O presidente da câmara das termas de Galzignano ordenou a colocação imediata de crucifixos nos edifícios públicos : não apenas nas escolas , mas também na câmara municipal e nos museus .
E a policia vai verificar regularmente se a ordem está a ser cumprida sob a pena de aplicar uma coima de 500€ a quem retirar um crucifixo da parede de qualquer edifício público .
na cidade de Nápoles , pode ler-se o seguinte grafiti nas paredes de muitos edifícios : «se arrancares a cruz , arranco-te a mão» .
isto significa o fim da passividade revoltada .
E e UMA GRANDE LIÇÃO DE CORAGEM E DE RESPEITO PELA DEFESA DOS SÍMBOLOS DA SUA IDENTIDADE RELIGIOSA PARA OS RESTANTES PAÍSES CRISTÃOS DA EUROPA .
-----------------------
até dava gosto viver num país com estes valores , se puderem espalhem a noticia nos vossos blogs , já que na televisão não se vê , nem ouve nada , porque será ?
abraço ...

35 comentários:

  1. Amiga Teresinha
    Gostei muito deste artigo.
    É bom lembrarmos os simbolos, e que eles sejam bem marcados.
    mas gostaria tanto que esses simbolos lembramça de algo não ficassem só em cruzes ou outros sinais mas que ficassem marcados no coração das pessoas com tudo o que eles significam.
    beijinhos da Utilia

    ResponderEliminar
  2. Pois é Teresinha, infelizmente nota-se cada vez mais que o mundo está de costas viradas para a fé. Acredita-se na ciência, tudo tem um explicação cientifica e o que não conseguem explicar são coincidências. Esta onda contra os crucifixos faz parte deste virar de costas a Deus.
    Eu, desde há muito que não tiro um terço do meu pescoço, é para mim a afirmação do meu "Sim" a nosso Senhor. Já só falta também nos proibirem de usar por ferir a suceptibilidade de quem nos olhar:)
    Muito boa esta tua chamada de atençao que é também uma força para continuar sem esmorecer.
    jinhos minha amiga do coração

    ResponderEliminar
  3. olá utilia , é um orgulho para um cristão poder mostrar a sua fé , aquilo em que acredita e têm por obrigação não ter vergonha de mostrar os seus simblos religiosos , mas sim amiga concordo contigo quando dizes que esses simbolos têm que ter em nós um efeito verdadeiro , percebo onde queres chegar ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  4. olá dulçinha minha amiga do coração , pois eu também trago um crucifixo ao pescoço e era só o que faltava nos proibir de trazer um simbolo da nossa fé comnosco ..
    a nossa itália ensinanos a não desisitir e lutar por uma fé que temos orgulho de ter ..
    continuemos sempre sem esmorecer ..

    beijinhos de onde ? do coração amiga querida .

    ResponderEliminar
  5. olá canelinha , tiveste a mesma palavra que eu quando li o artigo , BOA .....
    cá te espero amiga ...

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  6. Amiga Teresa

    Já tinha visto esta noticia e fiquei obviamente contente.

    É a diferença entra ser activo e passivo.

    É a diferença entre o que o povo quer e a pseudointelectualidade que vai governando os paises e as mentes das pessoas.

    Já agora Teresa, são as Termas de Abano e não albano, porque de termas percebo eu....eheheh

    Abraço amigo e obrigado em Cristo

    ResponderEliminar
  7. óh pá e não é que o meu amigo joaquim tem razão !!! mas onde é que eu fui buscar o albano ? eh eh eh , obrigada amigo pela correcção , sempre atento graças a deus ..
    ai de termas entendes tu , humm malandro isso é que é boa vida , eh eh eh ...
    tens toda a razão amigo é essa a diferença , mas vamos rezando para as pessoas começarem a ser mais activas enquanto ainda vamos a tempo ...

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  8. Pois é Teresa....aqui no Brasil...os políticos ateus e protestantes estão lutando para poder retirar das repartições públicas, mas também existem pessoas lutando contra. Espero que essa sorte venha para nós tb.

    ResponderEliminar
  9. Teresa

    Nada de maus entendimentos...eheheh

    Eu sei de Termas porque trabalho numas, mais propriamente nas Termas de Monte Real.

    Abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  10. Olá Teresa! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Aqui no Brasil tem-se discutido sobre isso mas na Itália está bem acalorado... Realmente a TV não mostra esse enfrentamento! Obrigada por sua visita! Bom final de semana!Paz e Bem!

    ResponderEliminar
  11. Como bem disse meu amigo Artur aqui no Brasil estão a querer adotar essas prática de retirar os símbolos religiosos de locais público. Estamos nesta expectativa lutando em poder da expressão da fé. Mas o mais importante é lutar e manter essa luz dentro da gente essa consciência plena em continuarmos firmes na fé e em Cristo mesmo diante a todas as atribulações.Ataques e perseguições surgirão
    mas há de permanecer a fé e a confiança no caminho na verdade e na vida!

    Gostei muito do artigo,

    Beijinhos,

    Gisele

    ResponderEliminar
  12. olá artur , pois é amigo temos que fazer como o povo italiano e defender a nossa fé ..
    divulgue ai no brasil o que está a acontecer na itália , para ver se o povo acorda ..

    beijinhos ....

    ResponderEliminar
  13. ahhhh já entendi amigo joaquim ..
    e eu que pensei que tu conhecias muitas termas porque andavas por ai a gozar férias nas termas , eh eh eh ....

    e são boas as termas que tu trabalhas ?

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  14. olá anjinha pois não mostra não senhora , não lhes interessa que o povo saiba , cabe-nos a nós dar a conhecer a toda a gente , para as pessoas acordarem para o que está acontecer .

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  15. olá amiga gisele , temos que nos manifestar tal como o povo italiano , chegou a altura de defendermos a nossa fé e os nossos valores ..
    eles até podem tentar fazer o que querem mas nós temos que manifestar a nossa vontade , defender aquilo em que acreditamos ..

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  16. Pois é, com esta coisa do Estado Laico, a Europa, parece estar a ficar um Estado Fundamentalista e os nossos politicos, do tipo "Maria vai com as outras", vai logo atrás. Aqui na paróquia, era hábito o padre visitar as escolas primárias (EB1) por altura do Advento e da Quaresma. Tendo em conta que que estamos numa aldeia, com tradições católicas profundas,(ainda, graças a Deus, mesmo que muita gente seja pouco praticante)onde a grande maioria das crianças frequentam a nossa catequese, essa visita era encarada com absoluta normalidade, ao que se saiba nunca ninguém pôs qualquer objecção, até porque era apenas uma visita "de cortesia". Mas no ano passado, a directora da escola achou por bem que essa visita deixasse de se fazer, porque ia contra os princípios do nosso "sagrado Estado laico", apesar de saber que a escola não é frequentada por crianças de qualquer outra religião. E ainda nos querem fazer crer que vivemos em democracia. Não concordo que se imponha o que quer que seja, mas porque não deixam ao critério das pessoas. Agora são os crucifixos, e um dia destes não se sentirá alguém ofendido porque, para ir para o trabalho passa defronte de uma igreja e se sente incomodado com isso? O que fazer então? Implodem-se as igrejas?
    Obrigado pelas bonitas palavras que deixou no meu blog.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  17. Tê,

    Quem luta por esta causa, não tem a cruz por um mero símbolo, falo por mim, por tudo o que Jesus Crucificado nos diz. Na Sua vinda, morte e Ressurreição. Falo pela importância da Palavra contida nEla, no Seu poder e Glória. O nosso escudo, a nossa salvação, a nossa missão.

    Depois vão-nos proibir de trazer um crucifixo ao peito, de fazer o sinal da cruz?

    Agora mesmo o faço.

    Mobilização no Facebook contra proibição dos crucifixos na Espanha

    Criado o grupo “Sim ao crucifixo”. O grupo é promovido pelo site da revista Ecclesia.

    Ver aqui: http://es-es.facebook.com/group.php?gid=113236828345&ref=mf

    Bjs.
    Malu + + +

    ResponderEliminar
  18. Oi Teresa!Feliz de ter te encontrado no Manancial! Valoroza essa sua reflexão!! Pelo que eu vi em reportagens, essa persseguição não é só contra os cristãos. Na França querem proibir o uso da burca nas escolas e universidades, querem abolir os símbolos do judaísmo... Os iatlianos estão dando um belíssimo exemplo! Bjks e bom final de semana!

    ResponderEliminar
  19. Olá amiga Teresinha!
    Este mundo anda louco e o desrespeito pelos valores morais de cada um andam cada vez mais abalados.
    Estamos a atravessar uma enorme crise de valores e é grave o que aconteceu na Itália.
    Aderir a Cristo não é fácil.
    Na minha paróquia os senhores padres estão sempre a explicá-lo.
    É preciso ser coerente para com todos os irmãos, compreendê-los, amá-los, partilhar o que temos, não corromper, não cair em facilitismos; ser radical como Cristo foi.
    E quem está disposto a isto?
    Os cristãos são cada vez menos e isto é preocupante.
    Vamos tentando fazer a nossa parte pedindo a Deus que nos ilumine para agirmos da melhor forma.
    Teresinha, muito obrigada pela sua visita ao meu cantinho.
    Deixo-lhe um grande beijinho e agradeço-lhe esta partilha de cuja notícia não tinha conhecimento.
    Santo Domingo.

    ResponderEliminar
  20. Ainda há pessoas, povos, com coragem de fazer frente a questões incómodas. Não é como num certo país à beira mar plantado em que se come tudo o que nos impingem 'com lã e tudo'!!!

    Beijos, Teresinha.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  21. olá idalina , faço minhas as suas palavras .
    concordo absulutamente , deus queira que este povo acorde e começe a defender aquilo que quer e aquilo em que acredita ...

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  22. tens razão maluzinha , a defesa que eu falo é essa mesma , a defesa da nossa fé , a defesa dos nossos valores , defender aquilo em que acreditamos , que pode começar e muito bem por defender um simbolo que para nós representa algo muito importante ...

    jinhos amiga ....

    ResponderEliminar
  23. olá tetê , os italianos estam mesmo a dar-nos,
    um belissimo exemplo , saibamos nós segui-lo ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  24. olá amiga ailime , é verdade amiga faça-mos a nossa parte , e se cada cristão fizer a sua parte a nossa igreja estava muito bem representada e defendida ...

    beijinhos amiga ...

    ResponderEliminar
  25. nem mais , tens toda a razão fazinha ..
    deus queira que o povo abra os olhos a tempo , se não já vao tarde ..
    tenhamos nós a coragem do povo italiano ..

    beijinhos ...

    ResponderEliminar
  26. Vimos a gradecer a honra da sua visita ao "retirito".
    Gostei muito de ter tomado conhecimento desta notícia...que por não ser futebol, bolsa, política de meia tijela e diz, que disse...não aparece nos telejornais.
    Agora, é necessário que não fiquemos pela exibição da cruz, mas sim seguirmos as pégadas DELE, para chegarmos a ELE.
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  27. olá mer , seja bem vinda ao meu cantinho ..
    pois têm toda a razão como a noticia não é sobre mexericos para eles nem vale a pena aparecer ..
    pois tenhamos sempre a coragem de nos erguermos para defender a nossa fé e os nossos valores .~.
    abraço em cristo ..

    ResponderEliminar
  28. Olá Teresa! Você sempre com maravilhosos posts! É muito bom vir aqui! Obrigada por sua visita! Beijos suaves da Brisa da Manhã

    ResponderEliminar
  29. Bom

    É um "tema fracturante" que de fractura nada tem. Infelizmente, temos um bando de politiqueiros que ideologicamente cortam e rasgam um país por onde querem.

    Assusta-me a falta de coragem de assumirmos as nossas raízes em nome de um pseudo-modernismo, ou vanguardismo ou lá o que é.

    Continuo a pedir ao Senhor da Cruz que nos dê força e coragem a todos, quer Ele esteja pendurado nas escolas e espaços públicos ou apenas presente no meu coração.

    aí não mo podem arrancar

    continuo a passar por cá

    ResponderEliminar
  30. Oh, Amiguinha linda:
    "Estrasburgo", às vezes, peca por medidas que lhe vêm à cabeça sem pensarem, na ancestral idade das pessoas e das suas preciosas crenças.
    A Itália, ainda bem que fez o contrário ao exigido.
    Uma cruz de Cristo, fui educado e aprendi a conviver com ela.
    Um post pertinente e admirável de salvaguarda da nossa preciosa identidade.
    Beijinhos amigos.
    Já tinha saudades do seu encanto e dos Posts admiráveis que transmite.
    Sempre a admirá-la, cada vez mais.

    pena

    Bem-Haja, brilhante amiga de bem.
    Perfeita.

    ResponderEliminar
  31. olá brisa , obrigada pela visita ..

    abraço amigo ..

    ResponderEliminar
  32. olá zé ..
    pois é amigo , é isso que também me assusta , a nossa falta de coragem para defender a nossa fé , os nossos valores .. deus nos de força .

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  33. olá amigo pena , já tinha saudades dos seus comentários tão simpáticos , tenho tentado entrar lá no seu ´´cantinho´´ mas não consigo não sei o que se passa ..
    obrigada pelas palavras tão regeneradoras ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  34. Amiga Teresinha,
    Espero que esteja óptima.
    Se gostar de brincar, desejo que passe um bom dia de Carnaval.
    Vou aproveitar o dia, se Deus quiser, para descansar um pouco. Estou a ficar velhota.
    Um beijinho com a minha anizade e carinho.
    Ailime.

    ResponderEliminar