nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

segunda-feira, 5 de julho de 2010

o valor do sinal da cruz ... [3º parte ]

a nossa mãe a santa igreja , em tudo o que destina para seu uso , agua , pão , vinho , azeite , seda , prata ouro habitações instrumentos de trabalho etc ,. tudo santifica primeiro com o sinal da cruz .
desde os primórdios do cristianismo , que a igreja passou a santificar com uma bênção especial a água , fazendo dela um sacramental que aumenta a graça santificante nos que a usam em estado de graça , perdoando-lhes ainda os pecados veniais de que estão arrependidos , aumentando-lhes
também a glória celeste e afastando as insidias do demónio . a igreja faz acompanhar da aspersão da água benta todas as bênçãos litúrgicas do ritual . ás portas das igrejas há sempre uma pia de água benta , para os cristãos ao entrarem , fazerem com ela o sinal da cruz . Santa tereza de Ávila , filha da igreja católica e fiel ao desejo de sua mãe e nossa mãe , trazia sempre no bolso do hábito um frasquinho com esta água . ela dizia que com um crucifixo e um frasco de água benta desafiaria todo o inferno . muitos cristãos se queixam hoje em Portugal de que em muitas igrejas não encontram água benta e dizem-nos que recebem varias vezes esta resposta : não há água benta porque as bruxas vêem-na buscar para os sortilégios . desculpo a recta intenção de quem vê assim as coisas , mas a resposta não convence ... privar os bons que querem servir-se deste sacramental tão eficaz , por causa de alguns maus que a usam para mau fim é injusto .
será como se disséssemos que nosso senhor jesus Cristo , não deveria ter instituído o sacerdócio por causa de alguns maus sacerdotes , nem instituir o baptismo , nem o perdão dos pecados nem os outros sacramentos , por causa de alguns que os profanam ou se virão a perder , etc .
nós os cristãos , membros de Cristo pelo baptismo , santifiquemos tudo também pelo sinal da cruz . connosco ora Cristo , sumo e eterno sacerdote , como diz santo Agostinho .
-qual o motivo que levou nosso senhor a conceder tanta eficácia ao sinal da cruz ?
- para confundir o demónio fanfarrão e pai do orgulho . este simples sinal usado com fé ,
aplica-nos os frutos da sua paixão e morte dolorosíssimas e põe o diabo em fuga . que humilhação para este príncipe das trevas que sempre quis macaquear o poder divino !
um antigo liturgista escreveu « o diabo é o chefe de todos os inimigos da nossa salvação e para nos engodar lisonjeia a carne . se porém , senhor por vossa cruz nos dais auxilio , ele e todos os nossos inimigos são derrotados ».
lembremos ainda que todos os sacramentos são confirmados e marcados com o sinal da cruz , assim como todos os sacramentos da igreja .
a favor do sinal da cruz estão os bons cristãos dos tempos primitivos , os mais santos e maiores génios do oriente e do ocidente , os verdadeiros cristãos de todos os séculos e a nossa mãe a santa igreja , una , católica , apostólica e romana .
contra o sinal da cruz estão os pagãos , os maometanos , os judeus , os hereges , os maus católicos e todos os ímpios » .
[livro: o valor do sinal da cruz].


a vai continuar .....

18 comentários:

  1. Maravilhosa Amiga:
    Respeito a sua devoção a Deus. Ele encaminha-nos quando Dele precisamos.
    Uma esclarecedora forma de agraciá-lo, fazendo o sinal da cruz com Fé. Uma Fé sincera, franca e devotada.
    Adorei.
    Beijinhos mil de amizade e respeito.
    MUITO OBRIGADO pela sua preciosa amizade.
    Sempre a respeitá-la e a admirá-la

    pena

    Excelente!
    Bem-Haja, pela simpática visita que adorei.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia.
    Com efeito, Teresa, a CRUZ é o centro nevrálgico do cristianismo e o sinal da cruz identifica-nos em todas as situações. Mas mais que nos identificar é sinal de bênção e da presença misericordiosa de Deus em nós. Fazer bem o sinal da cruz, tomar consciência da invocação trinitária, acolher a Deus que nos/me visita, comprometer-nos em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, é também uma belíssima oração.
    Fico a aguardar a continuação.
    Em cristo Jesus

    ResponderEliminar
  3. olá pena amigo , obrigada pelas palavras e pelas visitas que são um grande contributo ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  4. olá padre Manuel , o meu amigo disse realmente tudo , muito obrigada pela visita .
    aguarde , pois este livro é maravilhoso ..

    abraço amigo ..

    ResponderEliminar
  5. meus amigos , o blog tem me dado ultimamente alguns problemas na postagem dos comentários , mas não se preocupem , e comentem , pois tou a tentar resolver a situação ..

    beijinhos ..

    ResponderEliminar
  6. Amiga,

    é isso mesmo... Grata por essas postagens.


    aguardamos . Ensinamentos preciosos,

    beijinhos no coração,

    Gisele

    ResponderEliminar
  7. Pois continua, amiga, que eu estou a gostar muito de seguir.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. olá gisele --
    este livro é mesmo uma preciosidade amiga ..
    beijinhos de coração ..

    ResponderEliminar
  9. olá fazinha , ainda bem que tás a gostar amiga , eu também tou a gostar muitooooooo ..

    jocas ...

    ResponderEliminar
  10. Há três anos a esta parte, que anualmente nossas casas (minha e de meu filho) somos visitados pelo Sr.Padre ANeres que é missionário no Congo. Deixa-nos sempre sal e água benta, para bebermos e nos limparmos das investidas desse "mafarrico" que há uns anos nos tanto tem apoquentado.
    Quero acrescentar que no 1º. ano, não comprei água suficiente que durasse até nova visita desse Senhor Padre. Dirigi-me ao prior da minha paróquia, onde diariamente me é dado por esse mesmo Senhor a Divina Eucaristia.
    Fiquei a saber que existem pessoas que utilizam até a Sagrada hóstia para fins ignóbeis...e assim sendo, é difícil ou quase impossível conseguir-se água benta. Até me senti constrangida...e nem tive mais a lata pois, não me foi dada essa abertura de pedir mais água benta...foi um favor ENORME que esse Senhor Padre me fez e a medo...esta água é para meu filho diariamente beber, para limpeza espiritual...e todos aqui ao redor da nossa casa, sabem como meu filho era, esteve e está actualmente.
    Desde que esse Senhor Padre ANeres o tem vindo a visitar (3 anos já passados)que se tem visto melhorias, o que anteriormente às suas visitas, não aconteciam sinais de melhoria.
    Estamos a viver aqui há 35 anos...frequento diariamente esta igreja...não era já tempo de conhecerem os fiéis a quem diariamente alimentam a sua alma/espírito do SENHOR?
    A Igreja Católica me desculpe, mas enferma em muitas coisas que faz com que cristãos se afastem e se encaminhem na hora das maiores aflições por caminhos que até podemos perder as nossas almas...julgando que estamos a fazer o melhor...aliviamos aparentemente o sofrimento, mas caminhamos para os braços do "mafarrico".
    Forte abraço
    Mer

    ResponderEliminar
  11. Vai continuar e eu quero continuar a ler.

    Muito bom Teresa, obrigado!

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  12. olá mer , sem duvida a agua benta e o sinal da cruz , são fundamentais ..

    beijo ..

    ResponderEliminar
  13. olá joaquim , que bom ver-te por aqui amigo ..
    vamos continuar então ...

    abraço amigo ..

    ResponderEliminar
  14. Teresinha obrigada
    Pelo esforço na evangelização
    Beijinhos
    Utilia

    ResponderEliminar
  15. Perfeita Amiga:
    Delícia e encanta, nos textos que faz com carinho.
    Bem-Haja!
    Beijinhos amigos de respeito.
    Com admiração constante e sempre.
    É extraordinária.
    Deus é BOM!
    Fascinado pelo que concebe que maravilha.

    pena

    ResponderEliminar
  16. Extraordinária Amiga de Bem:
    Que a sua devoção sincera numa entrega total seja de felicidade Nele.
    Excelente.
    Beijinhos amigos de respeito e admiração sempre e constante.

    pena

    ResponderEliminar
  17. peninha , sempre presente ..
    obrigada amigo ..

    ResponderEliminar