nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

domingo, 13 de março de 2011

6-º dia de caminhada da quaresma ....


Deus revela-se aos humildes .
[Lc 10 , 21 - 22 ] .

naquele momento , jesus exclamou :
´´agradeço-te , ó pai , senhor do céu e da terra , porque mostras-te aos SIMPLES as coisas que tinhas escondido aos sábios e entendidos .
sim , pai , agradeço-te , por ter sido essa a tua vontade .
tudo me foi entregue por meu pai .
ninguém conhece o filho senão o pai , e ninguém conhece o pai senão o filho e aquele a quem o filho o quiser dar a conhecer .
venham ter comigo todos os que andam cansados e oprimidos e eu vos darei descanso .
juntem-se a mim e aprendam comigo , que sou MANSO e HUMILDE de CORAÇÃO .
assim o vosso coração encontrará descanso , pois os deveres que eu vos imponho são AGRADÁVEIS e os meus FARDOS SÃO LEVES .´´

--------------
reflectindo ...


este texto saltou-me a vista e tocou o meu coração ..
como o nosso pai do céu nos mostra a sua bondade e humildade neste texto ,
aqui ele parece nos dizer ,

não sejam maus uns para os outros , não sejam rancorosos , vingativos e snobes ,
para quê apontar os dedos uns aos outros , julgar-vos uns aos outros ,
querer ser superior ou querer mostrar que és mais inteligente que o outro irmão .
para quê humilhar o teu irmão com a tua suposta sabedoria ou inteligencia ,

não quero nada disto para vós , olhai para mim , olhai com os olhos do coração ,
e vê-de como eu quero vos consolar , vos dar colo ..
vinde a mim , pois eu quero aliviar o vosso cansaço , as vossas dores , a vossa solidão o vosso sofrimento , as vossas magoas ......
vinde a mim , eu quero mesmo que vocês aprendam comigo , a ser mansos e humildes de coração , vocês não entendem que só tendo esta mansidão no coração é que o vosso coração terá descanso , paz , e só assim será feliz ...
aquilo que vos quero dar , aquilo que vos quero ensinar , é bom , é agradável ...
e todos os deveres que vos imponho , eu imponho como um pai impõe as suas regras a um filho , de uma forma suave e carinhosa , os meus fardos são leves , pois eu nunca vos daria uma cruz que vocês não conseguissem suportar .......
----------------

desafio ............


este é o meu convite , e o desafio que lanço a mim própria , fazer-me humilde ..
esta é na minha opinião a melhor forma de entrar nesta quaresma ,
abrindo o nosso coração a Deus , fazendo-nos pequeninos , humildes , e simples .
pois como ele mesmo nos diz neste texto ele mostrou-se aos humildes ,
não foi aos sábios , nem aos ricos , nem aqueles que se acham donos da verdade , nem aqueles que pensam que estão sempre certos .......
não , ele mostrou-se aos humildes aos simples , como ele diz , aos pequeninos ...

eu quero fazer o meu caminho para a humildade todos os dias , calar a minha boca sempre que quiser falar contra alguém ,
quero ensurdecer os meus ouvidos sempre que as criticas sobre os outros andam no ar ,
quero me calar mesmo sabendo que se calhar tenho razão , mas que me importa ter razão , se ficando eu com a razão vou magoar alguém muito importante para mim ??'
não ,,,,,,,,,,,, eu quero ser humilde .............

----------------
oração ..

meu pai divino , pai de misericórdia ,
ajuda-me a amolecer o meu coração ,
faz que eu olhe para o meu irmão com humildade ,
que eu leve sempre uma palavra de ajuda e conforto ,
e nunca de critica ou mal dizer ...


---------------------
normalmente as minhas reflexões são guiadas pelo livro de «rezar na quaresma« ,
mas desta vez o livro não veio a tempo , eh eh ... por isso desculpem se a reflexão não foi há altura que vocês esperavam ,, mas foi feita de coração .....

amanha seguimos a nossa caminhada reflectindo com a nossa amiga Regina ,



16 comentários:

  1. Amiga querida
    as palavras mais sinceras, as que mais tocam são as que saem do coração sem as refinar.Devemos passá-las a ponto fino se elas estiverem impregnadas de sentimentos que podem fazer doer quem as recebe, mas nunca estas que acabaste de escrever.
    Soltaste o que sentes como uma criança no colo do Pai e isso emocionou-me.

    destaco estas porque sei o quanto é dificil cumpri-las:
    "eu quero fazer o meu caminho para a humildade todos os dias , calar a minha boca sempre que quiser falar contra alguém ,
    quero ensurdecer os meus ouvidos sempre que as criticas sobre os outros andam no ar ,
    quero me calar mesmo sabendo que se calhar tenho razão , mas que me importa ter razão , se ficando eu com a razão vou magoar alguém muito importante para mim ??'
    não ,,,,,,,,,,,, eu quero ser humilde ............."

    Eu também faço a Jesus este pedido para todos nós, pecadores, que tantas vezes nos esquecemos que Jesus deu a outra face.

    Porque será que o livrinho não veio a tempo? "Deuscidências"...
    A falta dele (que Jesus me perdoe)foi um ganho para esta caminhada porque nos transmitiste o que o coração escreveu:))

    Abraço-te fortemente em Cristo e Maria
    (mas ao de leve...)

    ResponderEliminar
  2. Teresa,

    As vezes fazemos tantos planos, consultamos os livros de apoio, mas na verdade Deus quer falar-nos de outra forma.
    A passagem bíblica escolhida me tocou bastante também, nesse trecho: "ninguém conhece o filho senão o pai , e ninguém conhece o pai senão o filho e aquele a quem o filho o quiser dar a conhecer".
    Ah Senhor, mostra-me tua face, eu quero te conhecer cada dia mais.
    Preciosa reflexão, parabéns!
    Abraço fraterno.

    ResponderEliminar
  3. Belíssima reflexão, porque te saiu do coração.

    A humildade é o cimento da santidade.

    Na humildade encontramos os outros e aceitamo-los como eles são.

    Na humildade conhecemo-nos melhor a nós mesmos e assim nos podemos emendar das nossas fraquezas e vicios.

    Obrigado Teresa.

    Um abraço amigo em Cristo

    ResponderEliminar
  4. Salve Maria!

    Só há uma forma de ser pequeno, pequena conforme a Vontade de Deus e esta forma é ser e estar entregue aos cuidados da Santíssima Virgem Maria; quem pensa ser humilde mas não tem esta Doce Mãe como Senhora se engana, pois ela é o manacial da humildade, de onde podemos aprender todas as virtudes!

    Sobre Nossa Senhora: "Pois que a graça aperfeiçoa a natureza, a glória aperfeiçoa a graça" - São Luís Maria G. de Montfort o maior Santo Mariano.

    Aquela que é cheia da Graça e da Glória nos conduzirá de forma eficaz à Santa Vontade de Deus!


    Fiquemos sob o Manto da sempre Virgem Maria!

    ResponderEliminar
  5. Amiga Teresa,

    "...agradeço-te , ó pai , senhor do céu e da terra , porque mostras-te aos SIMPLES as coisas que tinhas escondido aos sábios e entendidos..."

    Quanto ânimo me deste com a sua reflexão.Não faz idéia...E este convite a humildade... Quanta preciosidade!Fizeste-me lembrar de algumas palavras de São João da Cruz que nos diz que no entardecer desta vida seremos todos examinados no amor... Por que será?! Acredito, pois que só a humildade, levada a pureza de coração nos encaminha a esse amor verdadeiro, eterno!Santa Teresinha também nos fala disso... que a via que usaria para chegar era o amor e quando percebia que poderia sentir sensações que a desviassem, fugia delas, corria para os braços de Jesus!

    ""...Não é para o primeiro lugar, é para o último que me dirijo. Em vez de postar-me na frente como fariseu, repito, cheia de confiança, a humildade súplica do publicano..."
    (Santa teresinha do menino Jesus)

    Quanta preciosidade em sua reflexão, minha amiga querida, penso que não seja a toa essas nossas caminhadas...

    Beijinhos no coração

    Obrigada pela maravilhosa partilha!


    Gisele

    ResponderEliminar
  6. Linda reflexão, Deus fala ao coração.
    Quando buscamos ao Senhor tudo fica mais leve e fácil de ser carregado por mais desencontrado e dificil que pareça.
    Seguimos firmes na nossa abençoada caminhada rumo a Páscoa

    ResponderEliminar
  7. Surpreendente aquilo que nos revelaste na sua reflexão. Muito contundente também quando dizes "... não sejam rancorosos, vingativos e snobes." E lhe digo temos que orar e vigiar muito para que não tenhamos isso, e que também não caiamos nisso. Parabéns, amiga! Rezei contigo!Bjbjbjbj!

    ResponderEliminar
  8. Olá Teresa
    Quando sai do coração - com maior ou menor sistematização - é muito melhor. Mais ainda: é assim que Deus quer.
    Não valemos pelo que temos; Valemos pelo que somos.
    Obrigado pela sinceridade da reflexão.
    Continuamos a caminhar bem e a firmar os nossos passos!

    ResponderEliminar
  9. Teresinha
    Que a mãe do Céu nos ajude a sermos ao seu exemplo humildes e sinceros como tu és.
    Que linda reflexão, frontal e sincera.
    Gosto e repito estas palavras

    "naquele momento , jesus exclamou :
    ´´agradeço-te , ó pai , senhor do céu e da terra , porque mostras-te aos SIMPLES as coisas que tinhas escondido aos sábios e entendidos .
    sim , pai , agradeço-te , por ter sido essa a tua vontade.
    Pai Nosso....
    Obrigada minha querida amiga
    Utilia

    ResponderEliminar
  10. Mais um texto bíblico que nos faz meditar o quanto ainda estamos longe de chegar à perfeição.
    O quanto temos ainda de caminhar.
    O quanto temos de aprender com Jesus.

    Agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque vens ter comigo, mesmo quando procuro outros "descansos" para o meu coração.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Amiga Teresinha,
    Magnífica a tua reflexão, repleta de espiritualidade,
    porque começa logo com esta citação do Evangelho de S. Lucas, onde me detive " venham ter comigo todos os que andam cansados e oprimidos e eu vos darei descanso .
    juntem-se a mim e aprendam comigo , que sou MANSO e HUMILDE de CORAÇÃO ."
    O Senhor dá-nos o Seu exemplo de como havemos de proceder uns para com os outros.
    Oro contigo nesta tua bela prece:
    "meu pai divino , pai de misericórdia ,
    ajuda-me a amolecer o meu coração ,
    faz que eu olhe para o meu irmão com humildade ,
    que eu leve sempre uma palavra de ajuda e conforto ,
    e nunca de critica ou mal dizer ...".
    Isto é caminhar e ajudar a caminhar seguindo a Palavra do Senhor.
    Muito obrigada pela tua sublime reflexão.
    Beijinhos com o meu carinho.
    Ailime

    ResponderEliminar
  12. Jesus, manso e humilde de coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso!

    Foi esta pequenina oração que me veio ao pensamento ao ler o seu post para este dia.
    A sua reflexão, feita diretamente do seu coração, Teresinha, é um bálsamo para as nossas fragilidades e fraquezas, nas quais sofremos os nossos pecados apenas por nossa própria culpa.
    Obrigada pela dedicação que colocou na elaboração de tão preciosa mensagem,
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Teresinha
    Tenho alguns textos do Evangelho que me são muito queridos.Este é um deles.
    Vinde a Mim,vós que andais sobrecarregados...
    Quantas vezes penso nestas palavras,e também muitas vezes,quando parece que não aguento mais as dores ou contrariedades,lá vou eu à Sua procura!E é verdade que saio sempre leve e tranquila.
    O teu objectivo,aquele de seres mais humilde,é a base de outras virtudes,que não estarás longe de alcançar.
    Amem-se como irmãos,amor recíproco,é simplesmente o que Ele nos pede.
    Essa de não sermos snobes,é um pecado de orgulho muito actual.Infelizmente o orgulho intelectual é apanágio de muitos.Haverá coisa mais detestável do que isso?
    Parabéns Teresinha!Embora sejas ainda uma jovenzinha,mostras que já estás nos trilhos da sabedoria.Pois como diz a Bíblia,o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.
    Força!Continua!
    Obrigada pela partilha e pela lição que me estás a dar.
    Abraço grande,miguita ;-))

    ResponderEliminar
  14. Tê,

    Tenho vindo a seguir a caminhada devagarinho. ainda me faltam algumas leituras para trás, mas ainda bem que hoje pude seguir o link que a Dulce deixou para aqui. Não vou acrescentar mais nada pois penso que já está dito em comentários anteriores, o que te diria.

    Mas gosto especialmente desta passagem e gostei imenso da tua reflexão de coração.
    Parece-nos, no entanto, simples, o que aqui nos pede, mas, o que nos for dificil, Ele mesmo nos dará por graça se humilde e verdadeiramente Lhe pedirmos.

    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
  15. Pois que a humildade e a simplicidade sejam o sustento do nosso peregrinar.

    (Vou passando, aos poucos, para seguir esta Caminhada quaresmal... e em silêncio, motivado pelo tempo escasso que me aperta.)

    Bjins

    ResponderEliminar
  16. TÊ!
    Só agora me lembrei que pedias orações pela tua amiga.
    Os doentes estão sempre presentes nas minhas orações.
    Depois podias dizer como está a tua amiga,ok?
    A menina de Maio porta-se bem?! E a mãe dela anda boa?! Espero que esteja tudo bem.
    Bjinhossss

    ResponderEliminar