nossa sra. rogai por nós ..

nossa sra. rogai  por nós ..

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

uma linda lição ...

sabem aqui na nossa igreja o pároco só pode vir uma vez por mês , pois tem muitas igrejas e paroquias a seu cargo , por isso quando ele não pode vir , vem um padre já com uma certa idade , mas o qual eu nunca sorti uma grande simpatia ..
ele era pároco de um igreja onde eu costumava ir há missa quando estava de férias , e quando ia ás missas dele nunca gostava dos sermões ,, achava-o um pouco antipático , e apesar de gostar de pessoas muito directas , para mim ele era directo de mais , eh eh eh ..
quando soube que era ele que ia começar a celebrar missa aqui na igreja , fiquei um pouco assustada , pois ele era mesmo muito directo e se tivesse que chamar a atenção chamava a quem quer que fosse e não estava com muito floreados ,,eh eh eh ,,.

mas sabem ele surpreendeu-me pela positiva , já há uns meses que ouço as missas dele e adoro ,
tem uns sermões muito coerentes , muito bondosos , muito realistas , directos mas no bom sentido , no sentido de dizer as coisas que as pessoas precisam de ouvir , uma pessoa muito bondosa , e tem o gosto de trazer sempre um «carinho» seu para a missa , seja uma leitura diferente , uma bênção especial , cantar boa parte da missa , enfim presenteia-nos com uns miminhos seus ...

mas esta semana surpreendeu-me pela sua humildade e carinho ,,
é que sabem eu tenho uma maneira um pouco diferente de rezar o terço , e que normalmente marca quem me ouve , exactamente por não ser muito comum , mas já rezo assim há muitos anos e tornou-se um habito ,, é que normalmente as pessoas rezam « avé Maria cheia de graça » ,,
mas eu rezo « avé Maria ó cheia de graça » ..
já há uns bons meses que ele lá vai celebrar a missa e sempre no fim da sacristia ele diz ao meu pai , « gosto muito de a ouvir rezar , reza tão bem » ....
no final do terço como é costume eu entrei na sacristia para tirar a opa , e ele muito humildemente , e quase sem jeito vira-se para mim agarra-me as mãos e diz ,
« não vais levar a mal pois não ?? é que sabes , na bíblia tá escrito , avé Maria cheia de graça ,, e não vem lá o óoo » depois conversamos um pouco e eu disse que ele tinha toda a razão , e que era um vicio meu , que ia tentar corrigir ,,, no fim ele vira-se e diz « não ficas-te chateada pois não » ...

foi para mim comovente , foi mesmo um puxão de orelhas silencioso ,,, como eu tinha uma opinião tão errada deste padre , deste homem ,,,, que sentiu necessidade de me chamar a atenção , mas teve a humildade a bondade e o carinho de se preocupar se eu ia levar a mal ,, se eu ia ficar chateada com ele ,,, aquela ternura de um avô quando fala com uma neta ,, que chama a atenção mas ao mesmo tempo preocupa-se em não magoar os seus sentimentos ..
foi uma grande lição para mim ,,, e sinceramente foi uma lição que realmente eu gostei de aprender ...

11 comentários:

  1. É engraçado, eu penso que na Biblia diz: avé, ó cheia de graça, o Senhor está contigo...
    Neste momento não posso verificar na minha biblia, pois está gente a dormir e não quero acordar, mas amanhã vou confirmar.
    Cada um tem os seus modos de rezar e eu acho que Deus gosta de todos, se não forem contra a Sua doutrina, mas acho que a Teresinha fez bem em não contrariar o seu pároco, pois a obediência é um sinal de que Deus está connosco... mas gostei do modo como você reza.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito de ler... :))

    Bjinhos, miga!

    ResponderEliminar
  3. Teresinha
    Como podemos mudar de opinião viste...
    Gostei da tua partilha.
    Sabes Teresinha não sei como fazer com o joguinho que começaram a fazer, o meu está preparadinho, sabes, queria ganhar o prémio é só por isso mas a Gisele deve estar muito triste e não continuou.
    bEijinhos
    Utilia
    Bem desculpa...

    ResponderEliminar
  4. Teresinha esta tua partilha fez-me lembrar o que se passou comigo no caminho de Santiago de Compostela. Também eu julguei mal um Padre e depois vi que estava completamente errada.
    Isto prova-nos que devemos dar tempo e aprofundar melhor as coisas para não sermos injustas.

    Obrigada amiga linda por partilhares connosco esta lição que passa a ser nossa também.
    Bjinhos grandes e um xi-coração

    ResponderEliminar
  5. olá a todas ,, e a todas um grande beijo com muito carinho ,, utilia , compreendo perfeitamente que a gisele não esteja com muita disposição e evidentemente muito triste com toda esta tragédia.
    por isso vamos deixa-la descansar até normalizar a sua vida ..
    vamos passar para a proxima pessoa da lista que é a nossa amiga utilia e continuar por ai fora ..
    depois quando a gisele tiver preparada pode postar há vontade ...

    jinhos ..

    ResponderEliminar
  6. Teresita;

    o nosso caminho é um conjunto de aprendizados!

    Beijinho fraterno

    ResponderEliminar
  7. É uma história muito querida. Acaba bem. Estamos sempre a aprender e uns com os outros. ainda bem que te surpreendeu assim. Somos pessoas, erramos. Por vezes não interpretamos bem, outras, somos mal compreendidos. Calha a todos. aprendamos a ser melhores.

    Quanto ao jogo: estamos todos muito tristes e ainda mais, por a Gisele estar ainda mais triste, obviamente. Crias um Bónus Tê: A Gisela fica dispensada e recebe selito com um abração de cada um(a) de nós, valeu? Que Deus nos ajude e nos abençoe a todos.

    Bjs, muitos e a todos.

    ResponderEliminar
  8. Uma bonita partilha que aqui está descrita.
    Mas, o que mais me comoveu foi realmente a humildade/educação desse ser...que por sinal até é Padre e apesar dessa profissão, respeita o outro/a...e ensina-o com todo o carinho.
    Gostei muito...assim até dá para se aprender melhor e não dá "revolta".
    Bjs.
    Mer

    ResponderEliminar
  9. canela , malu e mer um beijinho para todas vós , realmente esta foi uma lição que muito me comoveu e não consegui deixar de partilhar com todas , tocou-me mesmo sabem ...

    maluzinha , claro que concordo contigo , se a gisele quiser dispensa , fica dispensada ..

    beijo para todas ..

    ResponderEliminar
  10. Olá amiga Teresinha,
    Uma atitude exemplar por parte do seu Pároco.
    As pessoas directas por vezes não são apreciadas, mas normalmnete têm um coração de ouro e são generosas como pode verificar neste seu caso particular.
    Ainda bem que ficou bem impressionada.
    Beijinhos da
    Ailime

    ResponderEliminar
  11. ailime amiga ,,, sabe ele não é meu pároco , é o padre que substitui o meu pároco quando este não pode celebrar ,, é verdade sim senhora as pessoas directas tem quase sempre um bom coração ,, eh eh eh , olha só o meu caso , directa e boa rapariga , [isto é que e ser modesta ] eh eh eh ..

    jinhos ..

    ResponderEliminar